Código: | PA13 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | SL | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Pedro Miguel Rebelo Felício |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Nuno Alexandre Freitas de Oliveira |
Português
Adquirir os conceitos e técnicas para a realização de locução adequada a cada género audiovisual;
Gerir as fases de desenvolvimento de uma produção sonora;
Conceber e planear áudio adequado a diferentes meios e formatos;
Gerir e selecionar técnicas e tecnologias adequadas a cada tipologia de captura e edição sonora;
Montar e editar áudio aplicando as técnicas e tecnologias adequadas;
Preparar e otimizar áudio para divulgação online e offline.
- Microfones unidirecionais, estéreo e omnidirecionais;
- Mesas de mistura e cablagem;
- Software de gravação e edição Pro tools 12 e Adobe Audition;
- Captação e registo de fontes sonoras;
- Edição e processamento de fontes sonoras (equalização, compressão, ganho, filtros);
- Sequenciação e sobreposição de materiais sonoros;
- Gravadores e formatos de gravação digital;
- Sonorização e sincronização áudio para registos vídeo;
- Mistura e masterização para diferentes plataformas e em diferentes formatos;
- Norma Loudness EBU R 128
- Podcast;
- Pós-produção de materiais sonoros;
- Projetos audiovisuais;
Avid ProTools
iZotope RX
Audacity
Ciências tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia do som
Ciências sociais > Ciências da comunicação > Estudos sobre os media > Estudos audiovisuais
Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de profissionais na área da produção audiovisual, pretende contribuir para a compreensão dos produtos audiovisuais como elementos críticos face ao envolvimento, estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza audiovisual.
Os conteúdos programáticos encontram-se delineados para a aquisição de competências de sonoplastia e locução, com preocupações artísticas e estéticas, que permitam uma aquisição de competências na área da expressão e comunicação visual.
A progressão na abordagem dos conteúdos permite aos estudantes compreenderem a importância das técnicas de sonoplastia e locução na imagem fixa e na imagem em movimento, para que possam conceber e construir produtos audiovisuais que transmitam claramente os valores pretendidos tal como denotem as preocupações estéticas de um produto artístico pensado com rigor e criatividade.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
(a) Leitura, discussão e análise de textos;
(b) Leitura, discussão e análise de áudio;
(c) Leitura, discussão e análise de imagens fixas;
(d) Leitura, discussão e análise de imagem em movimento;
(e) Elaboração de pequenos produtos audiovisuais em aula;
(f) Realização de um produto audiovisual individual com critérios definidos;
(g) Realização de um produto audiovisual coletivo com critérios definidos;
(h) Apresentação e discussão dos trabalhos;
Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno:
(a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo;
(b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos/materiais de apoio apresentados;
(c) execute os trabalhos programados.
Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou outros estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, deem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.
Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver competências com recurso a uma estratégia de blended learning, permitindo uma relação de maior proximidade entre o docente e os estudantes através de discussões frequentes e direcionadas. Paralelamente, a metodologia utilizada centra-se na leitura, visionamento, construção e utilização de produtos audiovisuais pelos estudantes, individualmente e em grupo, como defende Joan Ferrés, no conceito de vídeo pedagógico ativo e não meramente transmissivo.
O vídeo pedagógico, ou no conceito mais restrito de vídeo-produção definido por Joan Ferrés, podendo ser tratado em contexto educativo nestas diversas vertentes, permite uma abordagem transdisciplinar ao currículo da formação inicial dos estudantes do ensino superior. Desta forma, a estratégia de vídeo-produção, assente na realização de produtos audiovisuais pelos próprios estudantes, possibilita a abordagem não só a conteúdos da sua esfera específica (os meios audiovisuais) como também conteúdos mais transversais ou específicos de outras áreas de saber.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
I) Avaliação Formativa - 40% processo
a. Participação nas componentes teórico-práticas de áudio e imagem.
b. Discussão dos temas propostos, presencial e on-line.
c. Realização de experiências audiovisuais em aula
d. Apresentação e discussão do produto audiovisual final.
II) Avaliação Sumativa - 60% sumativa
a. Produto audiovisual final, com reflexão - 40%.
b. Produto áudio final - 20%.
Em caso de impossibilidade de participação nos momentos de avaliação, a avaliação será realizada por exame em data a definir pela Direção (exceto estudantes com estatuto especial, ver ponto 9).
Classificação
A avaliação final da UC será afixada no portal da ESE/IPS em data conforme calendário letivo, resultando das avaliações parcelares descritas anteriormente, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Nota explicativa:
A avaliação das UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, podendo ser contínua ou periódica, sempre com possibilidade de exame final, exceto a UC de Estágio.
Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a UC poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com os docentes da mesma. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a UC, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir.
Almeida, C. J. M. (1988). Uma nova ordem audiovisual: novas tecnologias de comunicação. Summus Editorial.
BBC (2000) Producer’s Guidelines. Disponível em http://downloads.bbc.co.uk/guidelines/editorialguidelines/Legacy_Guidelines/2000-producers-guidelines.pdf
BRIDGETT, Rob “Post-production sound: a new production model for interactive media” in The Soundtrack, Vol. 1, No.1, 2007
COSTA, D. G. (2009). MICROFONES CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES.
GRILO, João M. (1997) – A Ordem no Cinema, Lisboa, Relógio d’Água.
MENEZES, J. (2003) Tudo o que se passa na TSF. Porto: Editorial Notícias.
PRIMO, A. F. T. (2005) Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intertexto, Porto Alegre, no13.
KATZ, Bob: “An Integrated Approach to Metering, Monitoring and Level Practices” in JAES, no. 9, Setembro, 2000
|